Originalidade?

Minha história se fez e se refaz com resquícios de tudo que encontra minhas circunstâncias. O que se apresenta para minha representação pode (ou não), em maior ou menor relevância e intensidade, ser incorporado à forma com que entendo o mundo.
As tintas com as quais pinto as telas da minha existência são variadas. Algumas cores já foram utilizadas por muitos outros artistas e integram minhas obras por serem ainda vivas, intensas; outras matizes, por sua vez, são inéditas, mesclas de algumas cores que ninguém antes havia ousado em compor.
Se alguém sentir-se lesado por algum escrito, favor me comunicar por e-mail que tentaremos resolver isso.
Divirta-se ou se entristeça.
Boa viagem!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2000 e?

             Última madrugada. Última lua cheia. Último despertar ao meio-dia. Última página do calendário de 2012. E o que ficou disso tudo?
            Foi um ano bacana. Teve meio que de tudo. Em alguns momentos, penso que poderia ter investido um pouco mais. Minha sede era grande e a vertente certamente não secaria se eu tivesse me saciado e até me permitido um pouco de gula. Afinal, humanos costumam pecar ou por excesso ou por falta, por ações ou por omissões.
            Olhando para esse passado recente posso afirmar que as dimensões galinha e águia se alternaram em minha vida. Não foi uma dança harmônica. Dependendo das circunstâncias, a minha dimensão galinha me falava para continuar com os pés firmes, ciscando no terreno já conhecido, sem riscos, sem perspectivas do novo. Já em outros momentos, a dimensão águia me alertava para deixar para trás algumas coisas, desapegar do conformismo, alçar voos, contemplar novos horizontes. Isso não se deu sem crises existenciais, pois a vida nem sempre segue os manuais que nos vendem por aí. Menos mau que os que andam do meu lado nunca me deixaram sem base e em alguns trechos do percurso até mesmo me carregaram nos braços. Gratidão é a palavra para estes que me sustentaram tentando evitar alguma queda ou que me ajudaram a levantar depois de uma delas.
            Foi um ano de muito aprendizado. E nessa troca, devo ter imprimido um pouco de mim nas relações que estabeleci. Também trago comigo boas marcas de gente que caminhou comigo ou que simplesmente cruzou comigo em alguma encruzilhada. Termino o ano sem algumas coisas que tinha quando 2012 iniciou. No outro lado da balança estão algumas coisas que eu nem sequer imaginei lá no início do ano e que agora terminam 2012 comigo.
            Movimento. A natureza nos cobra isso. Os deuses dão as cartas e o resto é com a gente aqui nessa maluquice terrena. Corri atrás do que acreditava ser justo para com a minha visão de mundo. Lutei pelos meus ideais sem pretensão alguma de puxar o tapete de alguém. Plantei algumas coisas, reguei algumas outras e tive o prazer de desfrutar cada momento de forma intensa.
            Fiz altas correrias. Trabalhei muito. Meu estilo de vida é de vagabundo, mas tenho algumas responsabilidades que não posso deixar de lado. Curti meu quarto, minhas músicas, meus livros, meus filmes. Prezei pela minha saúde plena, corpo, mente, relações pessoais, espiritualidade. Amei pessoas, animais, plantas, coisas. Algumas vezes me decepcionei com pessoas, animais, plantas, coisas. Mas quem disse que isso não faz parte do pacote? Quem leu o contrato e as regras de uso da existência sabe das cláusulas que rezam que nada é para sempre, que a gente às vezes vai sofrer, se decepcionar, magoar alguém, ter algumas perdas e uma infinidade de possibilidades que fazem da vida esse mistério indecifrável que ela é.
            Eu me joguei em 2012.
   Em 2013 quero dar triplos twist´scarpados. Quero inventar novos saltos que ninguém jamais ousou em criar. Claro que eu sei dos riscos de quedas e de fraturas.Mas que tal alimentar também a esperança de aplausos pelo simples fato de tentar? E se a manobra dar certo? Quem nada faz, só é reconhecido e só se regozija por nada fazer. Não é o que quero para o ano que vem pedindo licença para entrar.
   Quero dar continuidade a algumas coisas. Meu rock´n´roll, meus cafés, minhas leituras, minha contemplação à lua, meus banhos de chuva, minhas bolinhas de sabão, minhas andanças de pés descalços e sem camisa, os abraços apertados nos meus chegados, o carinho sincero, o amor incondicional. “Mas tu pensa pequeno, Everton!”. Não! É que para mim essas pequenas coisas impulsionam todas as demais. Outras coisas quero manter bem longe. Sai de mim arrogância, ganância, prepotência, falsidade, inveja e tudo mais que não me leva a lugar algum. 

            Desejo que seja um ano de oportunidades criadas, não de oportunidades caídas do céu. Espero que você surpreenda 2013, não que 2013 te surpreenda. Esperança é importante, mas mais importante que isso é ir para a correria, para a luta do dia-a-dia e fazer as coisas acontecerem, ou ao menos tentar.
            Viver pode ser pesado e cansativo ou ser leve e prazeroso, dependendo de como nos empenhamos nesse exercício. Que julguemos menos e compreendamos mais;transformemos as barreiras em temperos para dar um gosto diferente e exótico às nossas conquistas; saibamos a hora de nos embrutecermos como rochas e o momento de sermos sensíveis como lágrimas. Que possamos existir e não apenas sobreviver.
            Seguimos em frente cada qual com suas prerrogativas.
    Vamos nessa!
Imagem retirada do Facebook Oficina da Alma.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Meu pedido para o amigo oculto

Virou tradição a brincadeira de amigo oculto no final do ano entre os meus colegas de trabalho. Na revelação, tem comes e bebes e muita risada e diversão. Este ano, porém, faremos uma revelação bem discreta, sem festa. Infelizmente há poucos dias fomos surpreendidos pelo óbito de uma colega que se envolveu num trágico acidente de carro. 
=/

Como de costume, os organizadores providenciam uma caixa onde são deixadas mensagens, cartas, pedidos de presente. É uma forma de comunicação bem interessante, diferente desse mundo cibernético ao qual estamos conectados e habituados. 
Este ano deixei um recadinho para quem tirou meu nome na brincadeira.
Estou compartilhando com vocês.


Meu amigo, minha amiga...

            Nesse clima de festividades natalinas e de final de ano muitas pessoas aproveitam para limpar seus lares, enfeitar ambientes, decorar ruas e comércios. É lindo, não é? Quase tudo vira “neverland”. As crianças adoram. Elas vivenciam de fato a magia das luzes e, principalmente, a expectativa do presente que o Bom Velinho trará. Quanta imaginação!
Por onde será que o Papai Noel vai entrar? Será que vou conseguir vê-lo ou ele fará uma entrega rapidinha, sem abraços, sem ho-ho-ho! Será que vai mesmo trazer o que lhe pedi? Quem sabe traga até mesmo algo mais, pois respeitei papai e mamãe, professores e coleguinhas, tirei notas boas, fui à igreja (fiz algumas cagadinhas também, mas criança tem desconto pelo simples fato de ser criança – e, afinal de contas, é tempo, dentre outras coisas, de perdão).
            Pois então... que tal tratarmos de fazer também uma limpeza interna? Deixar de lado aquelas mágoas que não levam a lugar algum. Perdoar aquela ofensa que nos fizeram sem que tivéssemos culpa por alguma coisa. Pedir desculpas por aquela idiotice que possa ter magoado alguém. Coisinhas simples assim que podem dar novos ares para nossa existência, tal como as luzinhas dão às decorações que vimos por aí.
            E tem mais uma coisa, importantíssima aliás: fazermos com que essas ações perdurem é indispensável. Não adianta deixarmos para dezembro sermos pessoas boas e o resto do ano ficarmos causando terremotos por onde passamos. Vamos alimentar as coisas boas, as atitudes simples, mas que podem fazer um bem enorme ao nosso coração, à nossa alma e a quem nos rodeia.
           
Bem, quanto ao amigo secreto, não tenho muita coisa para pedir. Um abraço estaria de bom tamanho. Mas se quiseres me dar um brinquedinho de fazer bolinhas de sabão, eu vou adorar.

E para você, amigo ou amiga, eu desejo um caminho cheio de realizações e que tua existência seja repleta daquilo que para você é indispensável.

Abraço forte aos meus amigos e amigas, colegas de jornada, que gastam suas energias contribuindo da melhor forma no desenvolvimento das criaturinhas que passam aqui pela escola.  

E.A. Corso
Dezembro de 2012. 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

café nosso de cada dia


É estreita a minha relação com o pó preto. Fico feliz por não ser com o pó branco, né?! Melhor o vício em cafeína que em cocaína. Ao menos é o que me parece. A saúde física e mental agradece. Sem contar que café tem em qualquer mercadinho de esquina. Outro aspecto também muito importante: não vi noticiários, jornais, revistas nem boatos na internet informando sobre a morte de alguém por acerto de contas por meio quilo de café.  


Tenho acompanhado o resultado de várias pesquisas com relação ao consumo de café. Consumo moderado, vale lembrar. Só não consigo mensurar direito ao que se refere essa moderação. Quando me dizem para tomar cuidado com a quantidade, logo me defendo: "imagina, eu aprecio com moderação". Isso soa bem, né?! Ainda mais com a ênfase que dou ao "aprecio". Apreciar é mais chique que tomar, beber, usar. 

Claro que tem muita coisa envolvida por detrás das pesquisas. Sabe-se lá quem as encomenda e com quais interesses (o que raras vezes é divulgado). O fato é que a maioria delas aponta para os resultados benéficos do cafezinho nosso de cada dia. Algumas outras enfatizam os riscos que o uso/abuso da substância podem trazer para a saúde.

Tem um fator que pesquisa nenhuma ainda considerou e que agora eu (um pobre consumidor ou um nobre apreciador?) apresento: os rituais do preparo do café e o cerimonial nos entornos dos goles da bebida sagrada também atuam sobre o organismo. Ou seja, imagine aquela conversa bacana com um amigo ou uma amiga na companhia de uma cafezinho, o papo rolando solto sobre o trabalho, o casamento, aquele projeto que está prestes a ser realizado, aquela decepção que pensou que havia superado, mas que parece que não foi bem assim... Mas se você não quer companhia alguma a não ser do café, também está valendo, é um momento seu, de introspecção. Aaaahh! 

Arrisco a dizer que o efeito disso no organismo pode ser maior (e, quem sabe, melhor) que a ação da cafeína. 

Se você achar que isso tudo (de cafeína, café, efeito no organismo, preparo, ritual) não passa de bobagem, ok. Para você isso não passa de bobagem. Não estou com uma Uzi apontada para a sua cabeça querendo que concorde com minhas palavras ou que tome um café comigo.


Falando em café... 

Vou aproveitar o meu aqui. Antes que ele esfrie.

;)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

sexo doce


Ele conheceu uma garota que é tremendamente apaixonada por doces. Não tem hora, lugar, situação que ela recuse um docinho. Malandro, logo pegou no ar essa mania dela. Bem, não foi tão no ar assim.
A primeira observação que fez a respeito foi numa madrugada pós-balada. Dia clareando, os corpos cansados e ela se dirige à cozinha. É normal uma larica, uma sede, uma curiosidade para ver se ninguém roubou alguma coisa de dentro da geladeira. Elegante, ainda maquiada, ela retorna com... Com? Sim! Com um pote de doce de leite que repousa no colo, em cima da cama.
“Quer?”, disse ela oferecendo uma colherinha para o rapaz. Depois da recusa dele, a moça acabou com uma colherinha em cada mão. Os dois riram alto. E o conteúdo do pote foi-se rapidinho. Ela não percebeu, mas ele ficou vidrado nos lábios dela enquanto passava a língua nas colherinhas. Maldita (ou bendita) cabeça masculina que viajava em sexo oral enquanto sua companheira se alimentava. Talvez ele tivesse a esperança de uma transa, já que os níveis de glicose dela certamente haviam se elevado consideravelmente, a ponto de dar um upgrade na energia. Mas não rolou. O cansaço foi maior que eles. Às vezes algumas horas de sono são mais importantes que um orgasmo.
Noutra ocasião, conversavam sobre relacionamentos. Temas como paixão, sexo, amor, perda de identidade na relação, autoafirmação, crises eram tratados com se fossem PHD´s no assunto, porém, formados em instituições radicalmente paradoxais. Claro que homem e mulher fazendo uma DR sem mesmo estarem numa relação só podia dar em alguns desentendimentos. E, além disso, ambos eram jovens e, incrivelmente, relações afetivas duradouras, namoros, popularmente falando, estavam fora de seus dicionários no momento.
A certa altura da conversa, ela fechou o semblante e sentenciou “Ah, não! Nunca imaginei que você seria capaz de pensar assim”. Todo sem jeito ele tentou se desculpar. Até que estava conseguindo, não fossem mais algumas palavras equivocadas que só fizeram a garota confirmar a indignação com o que estava em questão. Pelo ar que tomou aos pulmões, ela iria soltar algum palavrão. Talvez manda-lo à merda, chamá-lo de filho da puta ou alguma coisa assim. Ou talvez fosse enfiar a mão na cara dele. Mas o rapaz, numa atitude astuta, lembrou da paixão dela por doces e antes que algo pudesse acontecer “aceita um chocolate?”. Nooossa! Foi como se ela tivesse visto o príncipe encantado chegando num cavalo branco. O doce salvou a conversa.
À noite eles saíram para jantar. Foram para a balada descontrair, dar umas boas risadas. Estavam reluzentes de felicidade. Não uma felicidade instantânea que vem e vai em 5 minutos. Era mais que isso. Nem eles próprios sabiam explicar. Uma bebida aqui, outra lá e os risos estavam mais soltos. Os corpos também. E os pensamentos...
Chegando no apartamento dela (sim, pois ela é a princesa, ele o plebeu) ambos se jogaram na cama. Estava escrito nos olhos deles que ia rolar uma transa. Os hormônios também anunciavam isso. E a conexão bacana deles ajudava. Então o que faltava? Nada! O momento era deles. Só ele e ela, só ela e ele.
Posso afirmar que intensidade é uma palavra que definia aquele momento. Lábios e línguas que se tocavam. Mãos que percorriam as curvas daqueles corpos ávidos, exalando desejo. Suspiros e gemidos. Tensão e tesão. Nada programado. Nada forçado. Outra palavra que poderia definir aquilo tudo é entrega.
Esticando o braço, ele pega algo que pelo barulho deu a entender ser uma camisinha. Mas não era. Soltando um risinho ele sussurra em tom irônico, sarcástico até, “querida, fica tranquila. Quero que curta esse momento. Relaxa e goza” e entrega um bombom para a garota. Tinha tudo para dar merda. Mas ela riu alto e o clima, por incrível que pareça, não foi quebrado. E a transa deles foi algo indescritível.
A sacada do rapaz da paixão da garota pelos doces foi algo que manteve um laço entre eles. Algo pouco convencional, sabemos, mas que certamente estará para sempre no acervo de histórias de ambos. Quanto à garota, é claro que ela continua tri parceira dele, mas quando questionada o que prefere, ela não titubeia “minha paixão é os doces, o resto é diversão”.

domingo, 2 de dezembro de 2012

minha (des)organização

No fundo eu suspeito do que é muito certinho. É mais ou menos como o velho ditado que diz que "quando a esmola é demais, o santo desconfia". O que é muito arrumadinho me passa a impressão de camuflagem, de maquiagem. Isso vale para coisas, pessoas, situações...
***
Meu quarto, por exemplo, é um lugar que algumas pessoas podem considerar uma bagunça. Tudo bem, eu concordo; mas é uma bagunça organizada. Eu ainda consigo saber onde está cada coisa que eu preciso.
O meu quarto tem vida. Aquela caneca com restinho de café que ficou do lado do computador. O copo de refrigerante que ficou do lado da cama. A garrafinha de água que caiu no chão e já foi chutada trezentas vezes. Os livros e revistas com leituras iniciadas espalhados, alguns na cama, outros na mesinha, outros... ah, nem vou falar. Roupas jogadas num banco, ou numa cadeira, ou no chão. Calçados para guardar. O clássico puxão de orelhas da mãe "de novo a toalha molhada em cima da cama!?". Enfim, quem nunca viu um quarto assim?
Pois então, talvez tenha gente pensando "isso é desorganização", ou "isso é coisa de relaxado", talvez ainda "ah, se morasse comigo as coisas seriam bem diferentes!". Mas como eu já disse, isso é vida. Meu quarto é habitado. Não quero viver num quarto de conto de fadas. 
***
Agora, com licença. Eu preciso procurar uma coisinha aqui. Acho que minha mãe deu uma geral na minha bagunça. E isso  me deixa um pouco perdido. 
Nos falamos em breve...

=)