Lá vou eu para outro tema polêmico...
Após o último show da carreira de Rita Lee, que ocorreu nas proximidades de Aracaju, Sergipe, ela foi parar na delegacia. O motivo alegado é que ela teria xingado os policiais e utilizado palavras de baixo calão para tanto.
Bem, de cima do palco a cantora avistou policiais usando a força (ou literalmente descendo o cascetete) contra um grupo de seus fãs que supostamente estaria fumando maconha. A reação foi imediata e Rita Lee xingou mesmo os policiais.
Os fatos são estes. Já as interpretações dependem de vááários aspectos.
Em nosso país, legalmente falando, não é permitido o uso da maconha. Porque? Por que, segundo nossas leis, é uma substância entorpecente ilícita.
Da mesma forma, não é justificável o abuso da força por parte do Estado, no caso representado pelos policiais.
Até a própria cantora poderia ter contornado a situação com mais cautela, mas...
Antes de mais nada, quero deixar claro que não uso drogas. Consumo diariamente muito lixo advindo das mídias. Isso talvez seja mais prejudicial que um baseado, mas as mídias não são tratadas como ilícitas.
Porque não se pode fumar maconha, mas se pode fumar cigarro (que tem milhares de substâncias prejudiciais à saúde) e beber cerveja, wiski e tudo o mais que tenha elevados teores álcoolicos? Talvez seja algo para ser pensado.
E porque há necessidade de omissão perante coisas julgadas como incorretas, abusivas, excessivas? Pelo que recordo, a liberdade de expressão está na constituição, não é???
Não quero entrar em delongas.
Exagero. Exagero dos policiais por utilizarem de força desproporcional, exagero da Rita Lee por usar palavrões pesados como fez e exagero dos que estão tentando fazer da rainha dor rock uma delinquente/criminosa.
Tem muitas coisas mais sérias para serem resolvidas nesse cabaré chamado Brasil.
E para quem servir o chapéu, aí vai:
Nenhum comentário:
Postar um comentário