Originalidade?

Minha história se fez e se refaz com resquícios de tudo que encontra minhas circunstâncias. O que se apresenta para minha representação pode (ou não), em maior ou menor relevância e intensidade, ser incorporado à forma com que entendo o mundo.
As tintas com as quais pinto as telas da minha existência são variadas. Algumas cores já foram utilizadas por muitos outros artistas e integram minhas obras por serem ainda vivas, intensas; outras matizes, por sua vez, são inéditas, mesclas de algumas cores que ninguém antes havia ousado em compor.
Se alguém sentir-se lesado por algum escrito, favor me comunicar por e-mail que tentaremos resolver isso.
Divirta-se ou se entristeça.
Boa viagem!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sucesso

Volta e meia me deparo com um dito que "o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário". A frase é creditada a Albert Einsten. Curioso que sou, visitei o dicionário para conferir o significado da palavra sucesso e fui informado que significa "resultado feliz, êxito; o que alcança bom resultado, fama".
Nos discursos de autoajuda que se espalham de forma viral pela internet o tal do sucesso é uma tônica. Parece que todos tem que remar seus barcos nesta direção. E, por incrível que pareça, muitas vezes apontam as coordenadas e como se faz para chegar no destino. Geralmente, quem faz isso parece não considerar algo muito importante: a história de vida de cada pessoa, que é única, singular. 
Ora, se nada se sabe a respeito da outra pessoa, como imputar nela o que é o sucesso e ainda direcioná-la para tanto? Me parece um equívoco que pode ter resultados não muito producentes, dependendo do caso.
***
O que é sucesso para você? É ter o reconhecimento por aquilo que é? Ou ser reconhecido por aquilo que faz? Talvez seja algo relacionado com fama, com dinheiro ou sabe-se lá mais o que pode ser.
Tente analisar isso segundo as suas prerrogativas, de acordo com a tua historicidade.
***
Provavelmente você já ouviu falar de alguém que lutou com todas as forças para conseguir algo e que passou a vivenciar crises existenciais tremendas tão logo conseguiu o que almejava.
Ou talvez você mesmo já tenha passado por algo semelhante, buscou algo e quando conseguiu o que queria percebeu que isso não era bem o que pensava, ou que não tinha o valor que antes considerava, ou que não teve os resultados esperados. Alguns noticiários estão lotados de pessoas que puseram tudo a perder da noite para o dia. 
Isso pode perfeitamente acontecer. E se não focarmos no percurso, no caminho, talvez seremos os próximos a cair nesta armadilha.
***
Rubem Alves tem um conto chamado "Sucesso...", publicado no "Pimentas - para provocar um incêndio, não é preciso fogo" no qual ele relata algumas respostas que deu para uma enquete que queria descobrir o segredo do sucesso. Abaixo alguns recortes que considero relevantes para a reflexão.
"Cheguei onde cheguei porque tudo deu errado."
"Já vi muitas promessas em livros de autoajuda do tipo 'você está destinado ao sucesso'. Isso é mentira. O querer nada pode sem dom. Finalmente, é preciso trabalhar."
"Não gosto dessa palavra 'sucesso'. O que é 'sucesso'?"
"Não faça do sucesso o seu deus. Seja fiel a você mesmo. Se vier o tal de 'sucesso', melhor para você. Ou pior para você, nunca se sabe... Van Gogh foi um fracasso, nunca vendeu um quadro. Ele poderia ter se 'afinado' para o sucesso - pintando quadros bonitinhos..."
***
Para mim, sucesso é, em poucas palavras, fazer com carinho e com amor aquilo que se faz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário