Originalidade?

Minha história se fez e se refaz com resquícios de tudo que encontra minhas circunstâncias. O que se apresenta para minha representação pode (ou não), em maior ou menor relevância e intensidade, ser incorporado à forma com que entendo o mundo.
As tintas com as quais pinto as telas da minha existência são variadas. Algumas cores já foram utilizadas por muitos outros artistas e integram minhas obras por serem ainda vivas, intensas; outras matizes, por sua vez, são inéditas, mesclas de algumas cores que ninguém antes havia ousado em compor.
Se alguém sentir-se lesado por algum escrito, favor me comunicar por e-mail que tentaremos resolver isso.
Divirta-se ou se entristeça.
Boa viagem!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Somos todos o que? O envolvimento de famosos em causas sociais

Primeiro: envolvimento aqui quer dizer manifestar-se, expressar opinião, dar a cara a tapas.
Segundo: famosos aqui são pessoas que tem certa visibilidade na mídia, seja na tv, rádio, internet, revistas, jornais ou qualquer meio de comunicação.
Terceiro: questões sociais aqui se referem a assuntos que versam sobre a organização da vida em comunidade, passando por inumeráveis temas e conflitos que deles possam surgir.
***
O episódio do torcedor que arremessou uma banana na direção do jogador Daniel Alves, que sem titubear comeu a fruta, fez vir à tona a luta contra o racismo que se estendeu nas redes sociais através da viral #SomosTodosMacacos, esta que teve o jogador Neymar como um dos precursores. Neymar divulgou uma foto com uma banana e seu filho com uma banana de pelúcia. À partir dela, muitos artistas, músicos, atores, escritores aderiram à ideia e posaram com bananas fazendo alusão ao ocorrido.
Inegável a proporção que isso tomou. Se as pessoas irão, em maior ou menor número, praticar isso nas suas relações já não depende só de tal exposição, mas de reflexões mais profundas e, consequentemente, da mudança de atitude sobre essa imbecilidade que é o racismo.
No dia seguinte do ocorrido surgiram explicações de que era para Neymar comer a banana, caso fosse arremessada em sua direção. Isso já havia sido pensado em forma de uma campanha publicitária. Falando em publicidade, a marca de roupas do apresentador Luciano Huck se apressou e já vende camisetas com estampas de bananas e mencionando a #SomosTodosMacacos. Há quem julgue isso como oportunismo, ou charlatanismo, ou tantos outros adjetivos pejorativos e há quem aplauda a iniciativa, acreditando ser ela uma aliada à luta contra o racismo. Que cada um tire suas próprias conclusões.
Em decorrência desse incidente, mais uma vez me deparei com uma questão que seguidamente me faço: já que esses considerados famosos tem grande visibilidade, cada qual dentro do seu meio, por que a maioria fica omissa quanto à assuntos que poderiam expressar sua opinião? Entendo que a própria omissão já é parte de uma ação estratégica, já que muitas vezes incompreensões e equivocidades podem resultar daí, afetando negativamente a imagem de tais profissionais. Porém, percebo uma certa passividade, um comodismo que brota, provavelmente, de um pensamento de cada um no seu quadrado.
O que você pensa a respeito disso? A indiferença te afeta? Você prefere que as opiniões sejam expressas, mesmo que em desacordo com sua visão de mundo? Se puderes me ajudar a pensar sobre, pode usar o espaço para os comentários ou email.
E sobre o racismo, não cabe mais, né gente? Dá licença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário