Originalidade?

Minha história se fez e se refaz com resquícios de tudo que encontra minhas circunstâncias. O que se apresenta para minha representação pode (ou não), em maior ou menor relevância e intensidade, ser incorporado à forma com que entendo o mundo.
As tintas com as quais pinto as telas da minha existência são variadas. Algumas cores já foram utilizadas por muitos outros artistas e integram minhas obras por serem ainda vivas, intensas; outras matizes, por sua vez, são inéditas, mesclas de algumas cores que ninguém antes havia ousado em compor.
Se alguém sentir-se lesado por algum escrito, favor me comunicar por e-mail que tentaremos resolver isso.
Divirta-se ou se entristeça.
Boa viagem!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

a importância do (bom) exemplo

Gosto muito de ouvir a música Senhor do Tempo, do Charlie Brown Jr., numa versão ao vivo. Antes dela começar, o vocalista, Chorão, anuncia:
"Melhor do que a palavra, maluco, é o exemplo".

Para complementar as reflexões que faço a respeito, cito Gonzáles-Pecotche, o fundador da Logosofia:
"Todo ensinamento moral não avalizado pelo exemplo de quem o dita, atua em sentido contrário na alma de quem o recebe."

De fato, para algumas pessoas é isso mesmo. Para elas, são os atos, as atitudes que interessam, que valem. Não importa muito o que você diz, mas o que você faz. Não basta apenas dizer que ama, tem que demonstrar; não basta discurso anti-corrupção, tem que ter uma conduta reta e assim por diante.

Por outro lado, e não podemos esquecer que cada um tem representações singulares do mundo e das coisas, tem outras pessoas extremamente opostas. Para estas, não tem muito valor o que você fizer, o exemplo é praticamente descartável. Aqui, vale o que é dito. Pouco importa demonstrações de amor, dizer que ama já basta; prezar pela moralidade não implica em não se deixar corromper e por aí vai.

Não há uma meneira certa e outra errada de ser. E vale lembrar que o julgamento sem compreensão é delicado e costuma promover discriminações. 

Particularmente, prefiro estreitar os laços entre a teoria e a prática, entre o que digo e o que faço. Penso que assim, agindo de acordo com os preceitos éticos que acredito serem corretos, os bons exemplos podem se sobressair e ser seguidos.

Viva! 
Enquanto há tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário