Originalidade?

Minha história se fez e se refaz com resquícios de tudo que encontra minhas circunstâncias. O que se apresenta para minha representação pode (ou não), em maior ou menor relevância e intensidade, ser incorporado à forma com que entendo o mundo.
As tintas com as quais pinto as telas da minha existência são variadas. Algumas cores já foram utilizadas por muitos outros artistas e integram minhas obras por serem ainda vivas, intensas; outras matizes, por sua vez, são inéditas, mesclas de algumas cores que ninguém antes havia ousado em compor.
Se alguém sentir-se lesado por algum escrito, favor me comunicar por e-mail que tentaremos resolver isso.
Divirta-se ou se entristeça.
Boa viagem!

domingo, 2 de setembro de 2012

Bicho de Sete Cabeças


      Bicho de Sete Cabeças é um longa-metragem brasileiro, lançado em 2001, inspirado no livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno. O livro é baseado na história do autor, hoje ativista da causa antimanicomial, que em 1974, com 17 anos, peregrinou por hospitais psiquiátricos. O filme tenta ser um retrato fidedigno da dura realidade que o mesmo vivenciou.
     Neto é um adolescente de classe média que vive em crise com sua família. Seu pai, autoritário, não consegue estabelecer um diálogo com o filho. Sua mãe, uma espécie de mediadora dos conflitos familiares, até se esforça para que haja um entendimento entre eles. Em vão.
Os fatores psicossociais (os conflitos com os pais, o convívio com o grupo de amigos) influenciam Neto a fumar maconha e ter um comportamento rebelde. Porém, considerando a fase da adolescência, nada que comprometesse sua sanidade, pois, apesar da grande vulnerabilidade ao vício, ele não era dependente químico. Ainda assim, seu pai o internara num hospital psiquiátrico após ter encontrado um cigarro de maconha na jaqueta do menino.
No hospital psiquiátrico os internos eram submetidos a um rigoroso tratamento, que na realidade não visava a reabilitação ou a cura. O intuito era manter uma quantidade ‘x’ de pessoas em internação para continuar recebendo as verbas do hospital. As pessoas internadas recebiam fortes medicamentos que abriam o apetite para que elas comessem e apresentassem um bom aspecto quando do recebimento de visitas.
Quando Neto obtém alta do hospital ele até tenta levar uma vida social. Ele consegue um emprego e se esforça para superar os traumas que a internação causara em sua estrutura. Porém, em determinados situações ele recai, sofre vômitos e rememora episódios que vivenciou e que certamente levará para a vida toda.
Após ele beber em uma festa o jovem se altera, não consegue realizar um ato sexual com uma garota. Neto acaba se revoltando e promove um quebra-quebra no local. Pelo histórico de ser uma pessoa com problemas de internação, novamente volta ao hospital psiquiátrico.
O trama acaba com Neto tentando suicídio numa cela isolada. Ao final do filme, pai e filho encontram-se sentados um ao lado do outro.
Muitos aspectos podem ser destacados e servir como pontos de reflexão. A situação que Neto se encontrava ao início do filme, por exemplo, traduz muito bem o que ocorre na adolescência, ou seja, uma fase de experimentação de novas vivências, identificação com o grupo, além de outros que poderíamos destacar. A postura do pai, de certa forma, é o que desencadeou uma sucessão de problemáticas em Neto.
Sua internação levou em conta apenas o depoimento do pai. Isso remete aos casos em que o diagnóstico é precipitado ou forjado. Em nossa sociedade, o paciente é realmente ouvido e o diagnóstico dá conta do que ele está vivenciando no momento?
Enfim, em se tratando de saúde mental e patologias, me parece que o filme consegue alcançar uma profundidade sobre o assunto. Neto até sofria de um distúrbio de personalidade, mas isso não foi trabalhado de forma que seria mais producente ao caso. A condução do caso pela família, que o rejeitou, poderia ter resolvido o problema se conduzido de maneira diferente. Ao contrário, ele foi rotulado e passou a viver um caos. Pressionado a obedecer/reproduzir um regime que visava, por assim dizer, a produção da loucura, era quase impossível Neto não desencadear problemas de cunho psicológico.

O filme foi postado na íntegra no YouTube em efeito espelho. Ainda assim dá pra assistir legal.
Boas reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário