Originalidade?

Minha história se fez e se refaz com resquícios de tudo que encontra minhas circunstâncias. O que se apresenta para minha representação pode (ou não), em maior ou menor relevância e intensidade, ser incorporado à forma com que entendo o mundo.
As tintas com as quais pinto as telas da minha existência são variadas. Algumas cores já foram utilizadas por muitos outros artistas e integram minhas obras por serem ainda vivas, intensas; outras matizes, por sua vez, são inéditas, mesclas de algumas cores que ninguém antes havia ousado em compor.
Se alguém sentir-se lesado por algum escrito, favor me comunicar por e-mail que tentaremos resolver isso.
Divirta-se ou se entristeça.
Boa viagem!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ciúmes*

Há meses atrás, em palestra de Filosofia Clínica aberta ao público o tema central foi ciúmes. Para iniciar os trabalhos, uma pergunta inicial foi lançada pelo Professor Lúcio Packter:
- Vocês sentem ciúmes?
Apressado, um colega presente acenou com a mão estendida para cima:
- Ah, eu já senti mais. Acho que aprendi a lidar bem com isso.
Tão logo ele expressou sua opinião, uma colega estendeu o braço para cima, o indicador apontando para o teto:
- Eu sinto! O que é meu eu quero só para mim. Eu sinto uma coisa estranha, uma reação em mim em relação ao ciúme.
Aqui já podemos ir dando as coordenadas. Quem está certo? Quem sente ciúmes ou quem não sente? Não é uma questão de estar certo ou errado, de ser bom ou ruim. Sentir ou não ciúmes indica apenas traços da forma de ser da pessoa. Portanto, a resposta para as questões anteriores é nenhuma das opções.

Sentir ciúmes é uma das características da nossa época. Herdamos os ensinamentos da posse, da propriedade, do ter, mas esqueceram de ensinar-nos o amor genuíno, aquele que parte da afinidade. Isso costuma trazer consigo sentimentos de desconfiança, de insegurança, de dúvidas, de controle. Na maioria dos casos, sentir ciúmes não costuma ser agradável, aprazível. Algumas relações, porém, são calcadas nos ciúmes. Ou seja, o ciúme de X para com a Y pode funcionar como um vínculo muito forte, dando a impressão, para Y, de estar sendo cuidada, acarinhada, protegida por X. 

Às vezes, na relação minha com determinada pessoa falta um pouco de mim para ela; algumas coisas não são transmitidas de mim para ela em forma de expressividade, a ponto de tais coisas ficarem somente em mim. Ocorre que a pessoa talvez encontre em outra pessoa, em outra coisa, em outra situação isso que não vai de mim para ela, isso que de mim não flui para ela. Muitas dessas ocasiões podem desencadear crises de ciúmes.

Existem fenômenos deslocados em se tratando desta temática. Temos exemplos de pessoas que não sentem ciúmes do marido ou da esposa, mas sentem do(a) amante. Descontextualizado isso pode gerar polêmica. Mas o que estamos tratando aqui é de ciúmes. Então que seguremos nosso julgamento ético a respeito disso. Enfim, são tantas as configurações quanto as formas que possamos imaginar.

Muitas vezes as crises de ciúmes não tem nada a ver com a gente, não é nada pessoal. São só elementos que estão em áreas de trânsito em nossa existência e se esvairão de mansinho. 
Então em várias ocasiões podemos evitar confrontos, discussões, mal entendidos, incômodos. Se analisarmos as circunstâncias e identificarmos o que está acontecendo, logo estaremos vivenciando de outra forma esse sentimento em nossos relacionamentos, em nossas vidas.

* Baseado nas minhas anotações feitas durante a palestra citada no início do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário