Originalidade?

Minha história se fez e se refaz com resquícios de tudo que encontra minhas circunstâncias. O que se apresenta para minha representação pode (ou não), em maior ou menor relevância e intensidade, ser incorporado à forma com que entendo o mundo.
As tintas com as quais pinto as telas da minha existência são variadas. Algumas cores já foram utilizadas por muitos outros artistas e integram minhas obras por serem ainda vivas, intensas; outras matizes, por sua vez, são inéditas, mesclas de algumas cores que ninguém antes havia ousado em compor.
Se alguém sentir-se lesado por algum escrito, favor me comunicar por e-mail que tentaremos resolver isso.
Divirta-se ou se entristeça.
Boa viagem!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Grande Irmão*


         Nos tempos da graduação em Filosofia tive a oportunidade de conhecer um livro chamado 1984, de George Orwell (curiosamente, e não sei o motivo, o nome verdadeiro do autor é Eric Arthur Blair). Tal obra, escrita no ano de 1948, foi inspirada nos regimes totalitaristas, ou totalitários que assolaram a humanidade nas décadas de 1930/1940 e as restrições moralistas que os mesmos impregnavam sobre a sociedade e seus indivíduos. 
         Imagine você, leitor, morar em um lugar onde tudo é controlado pelo governo ao ponto de você ser assassinado caso não obedeça as regras impostas por quem está no poder. Pois é numa circunstância assim que Orwell desenvolve sua história. O Partido exercia total poder sobre seus comandados. Em cada casa havia uma teletela, semelhante a uma televisão, que, além de captar informações sobre a vida das pessoas, transmitia as ordens do temido Big Brother (O Grande Irmão).
         Para manter a ordem havia o Ministério da Verdade. Quem trabalhava nele tinha a incumbência de manipular dados históricos, alterar eventos, destruir provas do passado e incinerar documentos originais, tudo para defender os interesses do Partido. Quem tivesse idéias contrárias aos ideais do Partido ou se negasse a seguir as regras impostas por ele era denunciado à Polícia do Pensamento. As crianças, desde muito cedo, aprendiam a fazer as denúncias ao pessoal deste departamento. Quem fosse pego pela Polícia do Pensamento geralmente virava pó, morria vaporizado. Até mesmo uma língua diferente, a Novilíngua, própria do Partido, estava sendo criada para alienar ainda mais as pessoas.
         O personagem principal do livro, Winston Smith, era um funcionário do Partido que não consentia com a situação a que o povo era submetido. Indignando, ele compra clandestinamente um lápis e um bloco de folhas em um estabelecimento. Se fosse pego com esses artigos, provavelmente perderia sua vida, visto que eram produtos de venda proibida pelo risco de conspiração contra a ordem do Partido.
         Em sua casa, Winston consegue encontrar um canto em que a teletela não conseguia capturar seus movimentos. Foi justamente neste local que ele inicia uma espécie de diário, no qual ele externa seu desejo de uma sociedade diferente desta opressora, imposta pelo Partido. As primeiras palavras que Winston grifa na primeira página foram: “Abaixo o Grande Irmão”.
         Pois bem, algo lhe pareceu familiar nessa história que comecei a contar? Vou interrompê-la para fazer um paralelo com a questão que eu quero chegar. Ainda assim, 1984 fica como indicação de leitura. Acho que vai valer a pena dispensar um tempo para conferir o desfecho do enredo.
         Ainda que de conhecimento de poucos, a obra que mencionei foi uma espécie de inspiração para o ‘reality show’ mais popular dos últimos tempos. Isso mesmo! Será mera coincidência uma casa vigiada por câmeras 24 horas por dia e o programa se chamar justamente Big Brother?
         Não cabe a mim aqui fazer juízo do programa, da emissora que detém os direitos autorais, dos participantes, dos telespectadores, das regras do jogo, nem nada. O ponto que quero chegar é propor uma reflexão acerca daquilo que vivenciamos diariamente, reflexão esta que pode contribuir com nosso desenvolvimento cultural e humanístico. Assim, talvez possamos superar o que alguns teóricos apontam como uma consequência da modernidade, a cultura inútil.
        
*Por Everton Augusto Corso.
Publicado no Jornal Folha da Produção em março de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário